terça-feira, 8 de setembro de 2009

Historia do Barcelona








Primeiros anos (1899-1908)

FC Barcelona em 1903.Em 22 de Outubro de 1899, Joan Gamper colocou um anúncio no Los Deportes declarando o seu desejo de formar um clube de futebol. Uma resposta positiva resultou em uma reunião no Gimnasio Solé, em 29 nov. Onze jogadores participaram, Walter Wild, Lluís d'osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Pujol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons. Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu. Vários outros clubes de futebol espanhol, mais notavelmente a Real Madrid e Athletic Bilbao, também tiveram fundadores britânicos, e como resultado eles inicialmente adoptaram o estilo de nome em Inglês.

Diz a lenda que Gamper ao escolher as cores do clube, azul-grená, inspirou-se no escudo do FC Basel. No entanto, as outras equipas suíças em que Gamper jogou, no seu cantão de nascimento, Zurique, e Merchant Taylors' School, em Crosby, Inglaterra têm sido creditados por terem sido a inspiração. O FC Barcelona rapidamente emergiu como um dos principais clubes da Espanha, rivalizando no Campeonato da Catalunha e da Copa del Rey. Em 1902, o clube ganhou seu primeiro troféu, a Copa Macaya, e também jogou na primeira Copa del Rey final, perdendo de 2-1 para o Bizcaya.[2]


[editar] Com Gamper (1908-1923)
Em 1908, Joan Gamper se tornou presidente do clube pela primeira vez. Gamper assumiu a presidência como o clube estava à beira da dobradura. O clube não ganhou nada desde o Campeonato da Catalunha de 1905 e as suas finanças sofridos como resultado. Gamper foi posteriormente clube presidente em cinco ocasiões distintas entre 1908 e 1925 e passou 25 anos ao leme. Uma de suas principais conquistas foi Barça para ajudar a adquirir o seu próprio estádio.

Em 14 de março de 1909, a equipe se mudou para o Carrer Indústria, um estádio com uma capacidade de 8000. Gamper também lançou uma campanha para recrutar mais membros e pelo clube 1922, o clube tinha mais de 10.000. Isto levou ao clube em movimento novamente, desta vez para Las Cortes, que foi inaugurado no mesmo ano. Este estádio tinha uma capacidade inicial de 22.000, mais tarde ampliado para um impressionante 60.000.

Gamper também recrutou Jack Greenwell como gestor. Este viu o clube da fortunas começam a melhorar em campo. Durante a [3] época Gamper FC Barcelona ganhou onze Campeonato de Cataluña, seis Copa del Rey e quatro Coupe de Pyrenées e gozava o seu primeiro "era dourada".


[editar] República e Guerra Civil (1923-1939)
Em 14 de Junho [4] de 1925, a multidão em um jogo em homenagem ao Orfeo Catalão jeered a Royal mar, uma reacção espontânea contra a ditadura de Primo de Rivera. Como represália, o terreno fechado, enquanto Gamper forçados a renunciar à presidência do clube. Em 1928, a vitória no Campeonato Espanhol de Futebol foi celebrada com um poema intitulado "Oda um Platko", que foi escrito pelo membro importante da geração de «27, Rafael Alberti, inspirado pelo heróico desempenho do Barça detentor. Em 30 de julho de 1930, o fundador do clube, após um período de depressão interposto em dinheiro por problemas pessoais e cometeu suicídio.[5]

Embora eles continuaram a ter jogadores da posição de Josep Escola, o clube já entrou num período de declínio, em que conflito político ensombrado desporto na sociedade. Barça enfrentou uma crise em três frentes: financeira, social, com o número de membros cair constantemente, e desportivo, onde apesar de a equipa ganhou o Campionat de Catalunya, em 1930, 1931, 1932, 1934, 1936 e 1938, o sucesso em nível espanhol (com excepção do título contestado 1937) sonegados eles.

Um mês após a guerra civil começou, Barça é de esquerda presidente Josep Sunyol foi assassinado por Francisco Franco da soldados perto de Guadarrama. No verão de 1937, a esquadra estava em uma turnê no México e nos Estados Unidos, em que foi recebido como um embaixador da luta contra a Segunda República espanhola. Esta viagem levou à poupança financeira do clube e também resultou em metade da equipe buscando exílio no México e na França. Em 16 de Março de 1938, os fascistas caiu uma bomba sobre o clube e os escritórios da destruição causada significativa. Poucos meses depois, Barcelona estava sob ocupação fascista e como um símbolo do 'indisciplinado' Catalanism, o clube, agora desceu para apenas 3.486 membros, estava enfrentando uma série de problemas graves.


[editar] Club de Fútbol Barcelona (1939-1974)
Após a Guerra Civil espanhola, a língua catalã e pavilhão foram proibidos e os clubes de futebol foram proibidos de utilizar nomes não-espanhóis. Estas medidas levaram para o clube com o seu nome alterado para força de Fútbol Club Barcelona e da remoção do pavilhão do clube catalão escudo. Durante a ditadura franquista um dos poucos lugares que poderiam ser catalão foi falado livremente dentro do estádio do clube.[6]

Apesar da difícil situação política, FC Barcelona usufruídos êxito considerável durante os anos 1940 e 1950. Em 1945, com Josep Samitier como treinador e jogadores como César, Ramallets e Velasco, que ganhou La Liga pela primeira vez desde 1929. São acrescentados mais dois títulos em 1948 e 1949. Em 1949, também ganhou a primeira Copa Latina. [7] Em Junho de 1950, Barcelona assinou László Kubala. Kubala quase assinado para o Real Madrid, mas o momento decisivo para mudar a mente dele foi quando ele tinha casado a filha de Ferdinand Daučík, que esteve em contacto com Josep Samitiers e, em seguida, um escuteiro para Barcelona. Obviamente, devido a esta relação, Kubala escolheu finalmente jogar a Barcelona.

Em um domingo chuvoso de 1951,[8] a multidão deixou Les Corts estádio após uma vitória contra o Santander por 2-1 pé, recusando-se a apanhar os eléctricos e surpreender a qualquer franquista autoridades. A razão era simples: ao mesmo tempo, um bonde greve teve lugar em Barcelona, que recebe o apoio dos adeptos blaugrana. Acontecimentos como este fizeram FC Barcelona representam muito mais do que apenas Catalunha e muitos progressistas espanhóis ver o clube como um acérrimo defensor dos direitos e liberdades.[9]

Treinador[10] Fernando Daucik e László Kubala e Nicolae Simatoc, considerado por muitos como o melhor clube do jogador cada vez, inspirou a equipe de cinco diferentes troféus, incluindo La Liga, a Copa del Generalísimo, a Copa Latina, a Copa Eva Duarte e da Copa Martini Rossi na 1952. Em 1953, eles ajudaram o clube vencer La Liga e da Copa del Generalísimo novamente. O clube também venceu a Copa del Generalísimo em 1957 e Feiras da Copa em 1958.

Com Helenio Herrera como treinador, o jovem Luis Suárez, o Futebolista Europeu do Ano em 1960, e dois influentes húngaros Kubala recomendada por, Sándor e Zoltán Czibor, a equipa ganhou outra dupla nacional em 1959 e um La Liga / Feiras Taça dupla em 1960. Em 1961, eles se tornaram o primeiro clube a vencer Real Madrid em um Campeonato Europeu eliminatórias, terminando assim o monopólio da competição. Para pouca disponibilidade, de qualquer maneira, eles perderam 3-2 na final ao Benfica.

Os anos 1960 foram tão bem sucedidas para o clube, com o Real Madrid monopolizar La Liga. A conclusão do Camp Nou, terminou em 1957, significou o clube tinha pouco dinheiro para gastar em novos jogadores. No entanto, a década também viu o surgimento de Josep Fusté e Carles Rexach o clube e ganhar a Copa del Generalísimo em 1963 e Feiras da Copa em 1966. Barça restaurado certo orgulho por espancamento 1-0 Real Madrid em 1968 a Copa del Generalísimo final no Bernabéu na frente de Franco, tendo como treinador Salvador Artigas, um republicano piloto na guerra civil. Este jogo vai ser sempre mencionados em relação a que foi lançado, e não para o que estava acontecendo em campo. O clube mudou seu nome oficial de volta ao Futbol Club Barcelona em 1974.[11]


Cruijff na primeira passagem (1974-1978)
A temporada 1973/74 assistiu-se à chegada, como jogador, de um novo Barça lenda, Johan Cruijff. Já estabeleceu um jogador com Ajax, Cruyff rapidamente conquistou os adeptos do Barça quando ele disse à imprensa européia que ele escolheu Barça sobre Real Madrid porque ele não podia jogar por um clube associado a Francisco Franco. Ele ainda amor próprio quando ele escolheu um nome catalão, Jordi, para seu filho. Avançar para jogadores de qualidade como o Juan Manuel Asensi, Carles Rexach o talentoso e Hugo Sotil, ele ajudou o clube vencer a temporada 1973-74, pela primeira vez desde 1960, ao longo do caminho derrotar 5-0 Real Madrid no Bernabéu. Ele também foi coroado Futebolista Europeu do Ano em seu primeiro ano no clube.[12]


A estabilização dos anos (1978-1988)
Josep Lluís Núñez foi eleito presidente do FC Barcelona, em 1978. Seus principais objetivos foram estabelecer Barça de classe mundial como um clube desportivo e dar a estabilidade financeira do clube. Além disso, em 1979 e 1982, o clube ganhou duas das quatro Europeia Cup Winners' Copas Núñez ganhou na época.

Em junho 1982, Diego Maradona, foi assinado um recorde mundial para a taxa do Boca Juniors. Na temporada seguinte, sob treinador César Luis Menotti, Barcelona e Maradona, em uma inesquecível final venceu a Copa del Rey, batendo Real Madrid. No entanto, Diego do tempo com Barça foi curta e ele logo partiu para o Napoli. No início da La Liga 1984/85 temporada, Terry Venables foi contratado como gerente e ele ganhou La Liga com stellar exibe midfielder pelo alemão Bernd Schuster. A próxima temporada, ele levou a equipe à sua segunda final Taça Europeia, só a perder sobre sanções ao Steaua Bucureşti dramática durante uma noite em Sevilha.

Após a Copa do Mundo de 1986, O Inglês topo marcador Gary Lineker foi assinado junto com goleiro Andoni Zubizarreta, mas a equipa não pode alcançar o sucesso, enquanto Schuster foi excluído da equipe. Terry Venables posteriormente foi demitido no início da temporada 1987/88 e substituído por Luis Aragonés. Esta época terminou com uma revolta dos jogadores contra o presidente Núñez, conhecido como o Motín del Hesperia e os 1-0 vitória na Copa del Rey final contra a Real Sociedad.


O Sonho da Equipe (1988–2000)

Sir Bobby Robson.Em 1988, Johan Cruijff regressou ao clube como gestor e montado o chamado Sonho da Equipe. Ele introduziu jogadores como Josep Guardiola, José Mari Bakero, Txiki Beguiristain, Jon Andoni Goikoetxea, Gheorghe Hagi, Ronald Koeman, Michael Laudrup, Romário e Hristo Stoichkov.[13]

Sob a orientação do Cruyff, Barcelona ganhou quatro títulos consecutivos La Liga 1991-1994. Eles Sampdoria bateu tanto na Taça UEFA 1989 Vencedores das Taças e final de 1992 o Campeonato Europeu final em Wembley com um chute livre meta do lendário internacional holandês Ronald Koeman. Eles também ganharam uma Copa del Rey, em 1990, a Super Taça Europeia em 1992 e três Supercopa de España. Com 11 troféus, Cruyff se tornou o maior sucesso gerente do clube, até à data. Ele também tornou-se o clube mais antigo do serviço gestor. No entanto, nos seus últimos dois períodos, ele não conseguiu ganhar qualquer troféus (para não mencionar a desastrosa derrota 4-0 na final da UEFA Champions League 1994 contra o Milan) e caiu com o presidente Núñez, resultando em Cruyff da partida.


Troféu da Liga dos Campeões da UEFA conquistado pelo Barcelona em 1992Cruyff foi brevemente substituído por Bobby Robson, que tomaram a cargo do clube para uma única temporada em 1996/97. Ele Ronaldo recrutados a partir do seu anterior clube, PSV e entregue uma taça triplo vencedor da Copa del Rey, a UEFA Cup Winners Cup e da Supercopa de España. Apesar de seu sucesso, Robson nunca foi visto apenas como uma solução a curto prazo, enquanto que o clube esperou por Louis van Gaal para se tornarem disponíveis.

Assim como Maradona, Ronaldo permaneceu apenas um curto tempo que ele deixou para a Internazionale. No entanto, os novos heróis, como Luís Figo, Patrick Kluivert, Luis Enrique Martínez e Rivaldo surgiram ea equipe ganhou uma Copa del Rey e La Liga dobro em 1998. Em 1999, o clube comemorou o seu 'centenario ", conquistando o título e Primera División Rivaldo Barça se tornou o quarto jogador a ser adjudicado Futebolista Europeu do Ano". Apesar deste sucesso nacional, a falta de emular Real Madrid na Liga dos Campeões da UEFA conduziram a van Gaal e Núñez demissionários, em 2000.


A decadência de Gaspart (2000-2003)
As partidas de Núñez e van Gaal foram nada comparado com o de Luís Figo. Clube, assim como vice-capitão, Figo tinha-se tornado um culto herói e foi considerado por catalães a ser um dos seus. No entanto, os fãs foram Barça distraído por Figo a decisão de aderir arqui-rivais Real Madrid e durante as visitas subseqüentes ao Camp Nou, Figo foi um dado extremamente hostil recepção, incluindo uma ocasião, quando um leitão da cabeça foi atirada para ele a partir da multidão. Os próximos três anos assistiu-se ao clube em declínio e gerentes vieram e passaram, incluindo um curto segundo feitiço por Louis van Gaal. Presidente Gaspart não inspiram confiança, quer fora do campo e, em 2003, ele e Van Gaal demitiu.


A era Frank Rijkaard (2003–2008)

Frank Rijkaard em 2007Depois da desilusão de Gaspart, a combinação de um novo presidente Joan Laporta jovens e jovens um novo dirigente, ex-estrela holandês Frank Rijkaard e Milão, viu o clube salto para trás. Em campo, um afluxo jogadores internacionais, incluindo Ronaldinho, Deco, Henrik Larsson, Ludovic Giuly, Samuel Eto'o e Rafael Márquez, combinado com um núcleo da casa cresceu e jogadores como o espanhol Carles Puyol, Andrés Iniesta, Xavi, Víctor Valdés levou ao regresso do clube ao sucesso.

Barça ganhou La Liga e da Supercopa de España, em 2004-05, e as estrelas Ronaldinho e Eto'o foram votadas em primeiro lugar e em terceiro o FIFA World Player of the Year Awards.


O Barcelona foi Campeão derrotando o Arsenal da Inglaterra.Na temporada 2005-06, Barcelona repetiu sua liga e Supercup sucessos. O auge da liga época chegou Estádio Santiago Bernabéu, em um 3-0 vitória sobre o Real Madrid, Frank Rijkaard a segunda vitória no Bernabeu, fazendo dele o primeiro Barça gerente lá para ganhar duas vezes. O desempenho de Ronaldinho era tão impressionante que, após o seu segundo, o terceiro objectivo Barça e do Real Madrid fãs sentiram obrigados a aplaudir ele. Na Champions' League, Barça bateu Inglês clube Arsenal 2-1 na final. Trailing 1-0 para a 10-man Arsenal e com menos de 15 minutos eles voltaram a ganhar 2-1, com Henrik Larsson substituto, na sua última aparição para o clube, a criação de metas de Samuel Eto'o e colegas substituto Juliano Belletti, para o clube da primeira vitória na Taça Europeia de 14 anos.


A Saída de Ronaldinho para o Milan causou revolta na torcida do Barça.Apesar de ser o favorito e iniciar fortemente, o Barcelona terminou a temporada 2006-07. Um pré-temporada E.U. turnê foi posteriormente acusada de uma seqüência de lesões de jogadores-chave, incluindo a líder marcador Eto'o e Lionel Messi revelação da equipe. Havia aberto como Eto'o criticou publicamente treinador Frank Rijkaard e Ronaldinho. Ronaldinho também admitiu que a falta de aptidão afectado o seu formulário. Em La Liga, Barça estavam em primeiro lugar para uma grande parte da temporada, mas inconsistência no Ano Novo viu Real Madrid ultrapassar-lhes tornarem-se campeões. Barça avançado para as meias-finais da Copa del Rey, vencedor da primeira perna contra Getafe 5-2, com uma meta de Lionel Messi, trazendo comparação a Diego Maradona, mas depois perdeu a segunda perna 4-0. Tomaram parte no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2006, mas foram espancados por uma tarde na final contra a meta brasileira lados Internacional. Na Liga dos Campeões da UEFA, Barça foi nocauteado da competição nos últimos 16 por eventuais corredoras-se em Liverpool fora metas.

O Barcelona terminou na terceira posição na temporada 2007-08 na La Liga e chegou às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA e Copa do Rei, ambas as vezes a perder para uma eventual campeões: o Manchester United e Valência, respectivamente. Um dia depois de uma derrota por 4-1 Real Madrid, Joan Laporta anunciou que Barça B treinador Josep Guardiola assumiria Frank Rijkaard suas funções após 30 de junho.


A era Guardiola (2009-presente)

Josep GuardiolaNa pré-temporada de 2008-09, uma moção de censura foi colocada contra a Joan Laporta. O movimento recebeu nenhuma confiança 60% apoio, pouco menos de 66% necessário para destituir o presidente, e oito dos seus dirigentes demitiram. Laporta, com a ajuda do Diretor de Futebol Txiki Begiristain, decidiu nomear o ex-jogador Josep Guardiola como o novo técnico, e também aumentar o dinheiro em caixa vendendo jogadores como Deco, Edmilson, Gianluca Zambrotta, Giovani dos Santos e Ronaldinho. Que ajudaram a cobrir os mais de €90 milhões que foram gastos na renovação do elenco, jogadores como Alyaksandar Hleb, Daniel Alves, Gerard Piqué, Martín Cáceres e Seydou Keita chegaram a pedido de Pep Guardiola. Apesar disso, o clube manteve alguns jogadores que fizeram a base da temporada anterior, como o capitão Carles Puyol, Andrés Iniesta, Lionel Messi, Rafael Márquez, Xavi, Víctor Valdés entre outros.


Lionel MessiEm 17 de janeiro de 2009, Barça definiu o registro para acumulando os pontos mais altos total para a primeira metade de uma temporada na La Liga, alcançando 50 pontos fora de um eventual 57, com 16 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota contra o Numancia no primeiro jogo da temporada. O clube também chegou a Copa do Rei final pela primeira vez desde 1998, após derrotar Mallorca nas semifinais. Seis dias depois, em 23 de janeiro, a IFFHS classificou o Barçelona em primeiro lugar em sua lista dos maiores clubes de futebol dos últimos 18 anos. O All-tempo Club World Ranking foi determinado tendo em conta todos os resultados dos campeonatos nacionais, a taça competições nacionais, o clube das competições seis confederações continentais e da FIFA.

Em 14 de abril, o Barcelona estava qualificado para as semifinais da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo após derrotar Bayern Munique por 5-1 no agregado duas pernas e enfrentaram Chelsea na semifinais. Sua primeira etapa contra o Chelsea resultou em um scoreless chamar em casa. Após o jogo, que enfrentou Real Madrid, em El Clásico, que ganhou 6-2, a maior parte dos objetivos nunca pontuou em El Clásico de Barcelona e da maior margem de vitória do Barça desde os anos 1970, quando Johan Cruijff levou Barça para ganhar 5 - 0. Em 6 de Maio de 2009, imediatamente após a vitória histórica sobre os seus maiores rivais, Barcelona jogou contra o Chelsea na segunda etapa da Liga dos Campeões semifinais. Chelsea levou o jogo em Stamford Bridge 1-0 a partir da 8. Minuto, até lesões tempo, quando Andrés Iniesta marcou o vencedor da 93. Equalizador minutos a partir do rebordo da pena área, enviando através do Barcelona para a final em distância metas.

Em 13 de maio, o Barcelona venceu o Athletic Bilbao 4-1 no estádo Mestalla para ganhar a Copa do Rei. Após alguns dias, o Barcelona confirmou o já esperado título da La Liga, pois a derrota do Real Madrid em Villarreal ajudou o Barça, a conquistar a as duas principais competições da Espanha a Copa do Rei e a La Liga.

No dia 27 de maio o Barcelona derrotou o Manchester United, no Olímpico de Roma, na cidade de Roma, na Itália, e ganhou o seu terceiro título da Liga dos Campeões da UEFA. Tornou-se a primeira equipe espanhola a conquistar a tríplice coroa: vencer o campeonato e copa nacionais e o torneio interclubes europeu mais importante em uma mesma temporada.


Escudo

Escudo do FC Barcelona.O escudo do FC Barcelona está na forma de "panela" três-quartos. Nas duas peças acima do pavilhão do Barcelona estão a Cruz de São Jorge, referente à bandeira da Inglaterra, de onde vieram alguns dos fundadores do time; e, ao lado, referência à outra bandeira, a da Catalunha, região da Espanha da qual a cidade de Barcelona é capital. Na parte inferior aparece uma bola sobre as cores azul e grená do clube. Entre os quartos superiores e inferiores se reproduz, em siglas, o nome do clube (F.C.B.). No tempo da ditadura de Francisco Franco, que fazia opressão oficial às etnias não-espanholas do país, como a catalã, as listras vermelhas do canto superior direito eram apenas duas, para a referência dessa parte do distintivo ser à bandeira espanhola.

Existem duas versões sobre as origens do escudo do clube. A primeira versão conta que em 1900, um ano após o clube ser fundado, houve uma reunião para decidir o escudo (até então, o FC Barcelona havia utilizado o escudo da cidade). Parece que não houve acordo sobre a forma e o conteúdo do escudo e em um momento da reunião o secretário, Luis d'Osso, visivelmente irritado, disse que "essa é uma panela", que deu a idéia de propor a Hans Gamper escudo em forma de "panela".

A outra versão afirma que Gamper, de origem suíça, baseou-se em alguns escudos de equipes de seu país quando propôs a famosa "panela".


Cores
As cores do distintivo do Barcelona são o azul e grená. Existem diversas teorias sobre as causas que levaram à fundação do clube para escolher essas cores.

A versão estendida que foi o Hans Gamper fundou o clube, que escolheu as cores. Com efeito, verifica-se que no primeiro jogo de futebol Gamper ao lugar na cidade antes da fundação do clube, e usava aquelas cores. Sempre defendeu que Gamper escolheu estas cores porque identificou a FC Basel, a equipe suíça, crê-se que Gamper tinha jogado antes de chegar a Barcelona. Além disso, especula a possibilidade de que Gamper escolheu estas cores porque elas são o escudo do cantão suíço de Ticino, mas a única relação que Gamper Cantão foi a de que sua irmã Rosa viveu lá.

Outra versão afirma que as cores foram propostos por Otto Maier, um dos fundadores do clube, em honra das cores do escudo da população alemã de Heidenheim, sua cidade natal.


Uniforme

Puyol com o uniforme da equipe de 2008/09A primeira equipe da bagagem, na temporada 2006-07 camisa é azul marinho e escarlate, formada por quatro faixas verticais (duas de cada cor) e calça azul escuro. As meias são azul com debrum grãos. A combinação de azul e escarlate vem o apelido "azulgrana" Eles sabem que os jogadores e torcedores do clube. Escarlate calção da temporada 2005-06 foi marcado por um novo clube na história do Barça, pois eles nunca tiveram esse vestido cor. Historicamente foram calção azul marinho e mesmo nos anos vinte, brancas e pretas, então. A mudança deveu-se a cor por razões comerciais.

O segundo uniforme, na temporada 2006-2007 é composto de calção e camisa laranja, para homenagear a segunda camisa com a qual ele ganhou o primeiro Campeonato Europeu no clube. As médias são igualmente laranja. O Barcelona mudou as cores de seu segundo uniforme várias vezes. A segunda camisa tem sido, ao longo da história, branco, amarelo, azul claro, vermelho, laranja, verde, cinza, azul marinho, marrom claro (ou cor bege chinês), amarelo e fosforito, e atualmente é salmão.




Estádio

Camp NouVer artigo principal: Camp Nou
O estádio do FC Barcelona é o Camp Nou, propriedade do clube em si. Inaugurado em 1957, tem uma capacidade de 98.772 espectadores, todos sentados. É um dos quatro estádios, na Espanha como "Cinco Estrelas" pela UEFA, que lhe permite acolher as finais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Supercopa Européia, como aconteceu em 15 ocasiões. Está no bairro de Les Corts em Barcelona, juntamente com outras facilidades clube, tais como o Mini Estadi (B estádio do Barcelona) e do Palau Blaugrana, o estádio basquete equipe. Nas instalações do Camp Nou é o Museu de FC Barcelona, o museu mais visitado na Catalunha.

Antes do Camp Nou, Barcelona teve duas fases. Entre 1909 e 1922 ele jogou em um campo da Indústria de Barcelona, comumente chamada de "A Escopidora. Entre 1922 e 1957, as partes contestaram a Les Corts Camp aberta para acomodar 30.000 espectadores, e acabou tendo uma capacidade de 60.000 pessoas. Uma das versões sobre a etimologia da palavra "Culès" vem a partir deste estádio, como pode ser visto a partir da versão actual permitida fora dos fãs. do Camp Nou.


Maquete do Camp Nou no futuro.A expensas do município zoneamento permite, temos plano de remodelação do estádio será iniciada na última terça de 2008 ea conclusão está prevista até 2012. O arquiteto foi atribuído o britânico Norman Foster, que ganhou após um concurso em que só se tornou dez projectos finalistas. Sir Norman Foster disse ter Gaudi inspirou para criar a nova pele que envolve o estádio. O presidente da FC Barcelona e do Colégio de Arquitetos da Catalunha foram os jurados para escolher o vencedor.

A remodelação é baseado na actualização de um estádio que tem mais de 50 anos e criar uma capa para proteger espectadores contra a chuva e o sol. Os principais requisitos são para causar o mínimo transtorno aos assinantes, que era compatível com a remodelação desporto competitivo e que Ciner um determinado orçamento. Ea criação de um design atraente, moderno e funcional.


Rivalidades

El Clásico

Camp Nou, casa do BarcelonaMuitas vezes existe uma feroz rivalidade entre as duas equipes mais fortes em um campeonato nacional, e este é particularmente o caso da La Liga, onde o jogo entre Barça e Real Madrid é conhecido como El Clásico. Desde o início, os clubes foram vistos como representantes de duas regiões rivais na Espanha: Catalunha e Castela, assim como das duas cidades. A rivalidade e projectos que muitos consideram como os políticos e outras tensões sentidas entre catalães e os Castilians.

Durante a ditadura de Primo de Rivera e (especialmente) de Francisco Franco (1939-1975), todas as culturas regionais foram abertamente reprimidas (por exemplo, todas as línguas faladas no território espanhol exceto Espanhol própria foram oficialmente proibidas). Simbolizando o desejo do povo catalão para a liberdade, Barça se tornou mais do que um clube (més que un club) para ele e um dos seus maiores embaixadores. De acordo com Manuel Vázquez Montalbán, Catalans "melhor maneira de demonstrar a sua identidade foi juntando Barça. Foi menos arriscada do que se reúne a um movimento clandestino anti-Franco e permitiu-lhes expressar as suas dissidências.

Pelo contrário, o Real Madrid foi amplamente visto como a personificação do soberano e do centralismo opressor regime fascista ao nível da gestão e para além dela (Santiago Bernabeu, o antigo clube, para quem o presidente Merengues' estádio é chamado, lutaram com «os nacionais») . No entanto, durante a Guerra Civil Espanhola, os membros dos dois clubes como Josep Sunyol e Rafael Sánchez Guerra sofreu nas mãos de Franco apoiantes.


Santiago Bernabeu, Casa do Real Madrid.Durante a década de 1950, a rivalidade era agravado significativamente quando os clubes contestada a assinatura de Alfredo di Stéfano, que finalmente jogou para o Real Madrid e foi fundamental para o posterior sucesso alcançado pelo clube. Os anos 1960 assistiu-se à rivalidade chegar à fase europeia quando se reuniu duas vezes com o knock-out etapas do Campeonato Europeu.

Hoje em dia, a rivalidade é renovada em quase uma periodicidade anual, com ambas as equipes muitas vezes desafiando-se mutuamente para o campeonato da liga. As últimas Clásico foi jogado no Santiago Bernabéu, em 2 de Maio de 2009 e terminou com uma vitória por 2-6 Barça, cada um com dois gols de Thierry Henry e Lionel Messi, bem como objectivos de Carles Puyol e Gerard Piqué.


El Derbi Barceloní
Barça tem outro rival o Espanyol. sendo um dos clubes concedido royal clientelismo, foram fundadas exclusivamente por fãs de futebol espanhol, ao contrário da natureza da multinacional Barça primário do tabuleiro. Seus originais no terreno foi o bem-off distrito de Sarrià.

Tradicionalmente, especialmente durante o regime Franco, RCD Espanyol foi visto pela maioria dos cidadãos de Barcelona como um clube que cultivada uma espécie de respeito à autoridade central, em contraste gritante com Barça do espírito revolucionário. Apesar deste fundo o derbi sempre sido muito mais relevante para Espanyol e Barcelona adeptos do que aqueles devido à diferença de objectivos.

Embora seja o maior derby local desempenhou na história da La Liga, é também o menos equilibrado de todos eles, com o Barcelona sendo esmagadoramente dominante. Na tabela classificativa, Espanyol ter só conseguiu terminar acima Barça em três ocasiões em quase setenta anos, e só mesmo o todo-catalão Final Copa del Rey, em 1957 foi ganha pelo Barça. Espanyol só tem o consolo de atingir a ganhar com uma maior margem de 6-0 em 1951. As últimas Derbi Barceloní terminou em uma vitória por 2-1 Espanyol - aliás essa foi a primeira vez na história da La Liga de que uma parte inferior do classificações tinha batido uma equipa no topo da liga.


Futebol Profissional

Jogadores do FC Barcelona.O terreno de futebol do clube foi fundado e permanece o principal esporte do FC Barcelona, e à actividade que representa mais de 75% do clube.

A primeira equipe de futebol joga na Primeira Divisão da Espanha, e é um dos três clubes que competiram nesta categoria desde a primeira edição da La Liga em 1929. Os outros dois clubes que possuem esta honra é o Atlétic Bilbao e Real Madrid. Barcelona venceu o campeonato da liga em um total de 19 ocasiões, mais recentemente, em 2009.

Na época 2007/2008, a equipe terminou em terceiro lugar na Liga, o que lhe permitiu beneficiar a jogar na próxima temporada na Liga dos Campeões da UEFA. O Barcelona conseguiu impor a este troféu em três ocasiões nos anos 1992, 2006 e 2009. Além do Barcelona é o único clube espanhol para obter a tercina: Liga, Taça e Taça da Europa no mesmo ano.

FC Barcelona detém o recorde de ser a única equipe de futebol que tem jogado continuamente na competição continental desde a sua criação em 1955. É também a equipe com mais títulos na extinta Recopa da Europa (4 títulos) e que tem mais vitórias no campeonato espanhol, em suas diversas denominações (25 títulos).

O clube tem uma piscina grande para os jogadores, a partir da categoria de pequenos peixes. A filial da primeira equipe de futebol é o Barcelona Atlètic, que milita na Segunda Divisão B da Espanha, e também é conhecido como Barcelona B.

F. C. Barcelona desde 1966 organiza anualmente um torneio amigável futebol, o Troféu Joan Gamper, que normalmente ocorre em agosto.


Jogadores

Jogadores do Barcelona em 2007.Mais de 1.000 jogadores têm vestido a camisa primeira equipe do Barcelona durante seus 109 anos de história.

Os jogadores de origem estrangeira (embora alguns, espanhol) sempre tiveram grande peso na história do clube e marcou o mais brilhante de todas as idades catalão. Fundado por um grupo de estrangeiros regularizados em Barcelona, a equipe foi composta inicialmente de jogadores principalmente Inglês origem, suíço e alemão. A maioria dos historiadores acreditam que o húngaro Ladislao Kubala foi na década de 1950, a primeira grande figura de estatura internacional que fizeram campanha em todos Barcelona. Mas foi a partir dos anos 1970, quando os espanhóis futebol regularizada participação de jogadores estrangeiros, quando o clube começou a perfurar um grande números internacionais. FC Barcelona tem, desde então, com vários jogadores, clube militar no Barça ter ganho o mais prestigiado troféu individual do futebol mundial.

Quatro jogadores do clube foram concedidos o prémio da FIFA World Player de crédito como os melhores futebolistas do mundo (Romario, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho), e cinco foram concedidos a Golden Ball como o melhor crédito para os jogadores futebol europeu (Luis Suárez, Johan Cruyff, Hristo Stoichkov, Rivaldo e Ronaldinho). Além disso, FC Barcelona tem existido grandes jogadores possuem outras distinções internacionais: Allan Simonsen, Hansi Krankl, Diego Armando Maradona, Gary Lineker, Michael Laudrup, Luis Figo e Samuel Eto'o são alguns exemplos.

F. C. Barcelona tem sido historicamente próximas do Real Madrid, o clube tem os melhores atletas de Espanha e um dos grupos que mais contribuíram para alimentar a Seleção de futebol na Espanha. Jogador F. C. Barcelona tem jogado mais jogos com a seleção é o goleiro Andoni Zubizarreta, com 126 partes, é também o jogador espanhol que tem participado em várias partes da seleção. Luis Enrique e Nadal são 62 jogos cada, os outros dois jogadores na equipa que jogou com mais internacional cercado.

Os jogadores que tenham jogado mais jogos oficiais no F. C. Barcelona são Migueli (548), Carles Rexach (452) e Xavi Hernandez (445). Aqueles que tenham obtido diplomas são Guillermo Amor (17), José Ramón Alexanko (17) e Josep Guardiola (16). E os jogadores que marcaram os mais objetivos em competições oficiais são Cesar Rodriguez (235), Ladislao Kubala (196) e Rivaldo (130).


Elenco atual
Goleiros
Nº Jogador
01 Víctor Valdés
13 José Manuel Pinto
Defensores
Nº Jogador
02 Daniel Alves
03 Gerard Piqué
04 Rafa Márquez
05 Carles Puyol
18 Gabriel Milito
19 Maxwell
21 Dmytro Chyhrynskyi
22 Éric Abidal
Meio-campistas
Nº Jogador
06 Xavi Hernández
08 Andrés Iniesta
15 Seydou Keita
16 Sergio Busquets
24 Yaya Touré
Atacantes
Nº Jogador
09 Zlatan Ibrahimović
10 Lionel Messi
11 Bojan Krkić
14 Thierry Henry
17 Pedro
Técnico
Josep Guardiola

Nenhum comentário:

Postar um comentário