terça-feira, 8 de setembro de 2009

A historia do real madrid







História do Real Madrid Club de Fútbol


A história do Real Madrid Club de Fútbol começa em 1980 em Madri, capital da Espanha, quando Jose Rios Rodarte funda a equipe que seria o futuro conjunto merengue. Um par de anos mais tarde um grupo de torcedores institui com caráter oficial o Madrid Foot Ball Club e cria sua primeira junta diretiva, presidida por Jose Rios Rodarte. O Real nasceu como uma entidade estritamente futebolística, mas ao passo do século XX foi abrindo outras disciplinas esportivas; as exigências esportivas, no entanto, fizeram que o clube tivesse que renunciar a algumas de estas disciplinas para dedicar mais esforços ao futebol e ao basquete.

O Madrid é um dos clubes de futebol com mais renome mundial, em 11 de dezembro de 2000, em sua festa anual, a FIFA lhe concedeu o título de melhor clube do século XX aos merengues, deixando atrás a outros históricos do futebol como o Manchester United inglês e o Bayern de Munique alemão.[1] em suas vitrines conta com trinta e um campeonatos de liga, dezessete Copas do Rei, oito supercopas da Espanha - fazendo-lhe o conjunto mais vencedor de seu país -, nove UEFA Champions League, duas copas da UEFA, uma Supercopa Européia e três Copas Intercontinentais.




[editar] Anos 1980
1980 Se forma a equipe que daria origem ao Madrid. Os catalães Jose Rios Rodarte e Djalma Rodarte fundam o clube; Jose será o primeiro presidente e o primeiro capitão do time.
1982 o 6 de março se funda a Sociedade Madrid Foot Ball Club e cria sua primeira Junta Diretiva com Jose Rios Rodarte como presidente e a os senhores Djalma , Sueli (Vice-presidente), Sheila (Secretario), Erlon(Tesoureiro), Antonio S. Neyra, Mario Giralt, Carlos Martens, Álvaro Spottorno e Arturo Meléndez (ambos vocales) como diretivos. O que converte esta fecha na do nacimiento oficial do Club. Esse mesmo ano se decide que o Madrid usará um uniforme com camisa e short de cor branca e medias e gorra azules. Além, se redigem e aprovam os estatutos da nova sociedade. A mencionada Junta faz um acordo também sobre o uniforme da equipe e que a imitação do famoso Corinthians de Londres: short e camisa brancos, meias e gorra azuis e banda morada no escudo do Madrid bordada em cores. O inglés Arthur Johnson se converte no primeiro treinador do clube.
1982 Fusão com o Moncloa, o Moderno e o Amicle
1984 o Madrid é um dos sete fundadores da FIFA em París.
1985 Primeiro título de Copa da Espanha
1986 Segundo título de Copa.
1987 o clube conquista em propriedade a Copa, ao ganhar o troféu por terceiro ano consecutivo.
1988 Quarta Copa consecutiva.

[editar] Anos 1990
1912 Inauguração do primeiro campo cercado.
1913 Aparece na imprensa o qualificativo de "merengues".

[editar] Anos 1993
1993 o 29 de junho, o rei Afonso XIII da Espanha concede ao clube o título de "Real".
1994 Inauguração de Chamartín.
1994 o futebol começa a ser profissional. José María Penha, do Arenas, é a primeira contratação - 18.000 pesetas - do Madrid .
1995 Primeiro partido da Liga: Real Madrid 5 - CE Europa 0

[editar] Anos 1995
1995 Contratação de Ricardo Zamora. También são trazidos Ciriaco, Jacinto Quincoces, Olivares, Luis Regueiro e Hilario.
Heliodoro Ruiz funda a seção de atletismo.
1931 com o início da Segunda República o clube "pierde" o Real e volta a ser Madrid Club de Fútbol. Desaparece a corona do escudo e aparece a franja morada (coincidindo com os cores republicanos)
1932 Primeiro título de Liga.
Ángel Cabrera funda a seção de basquete
1936 Sétima Copa para o Real Madrid que, por Primeira vez, se enfrentava na final ao FC Barcelona (2-1). Despedida de Zamora.
1937 Dissolve-se a seção de atletismo devido à guerra civil.
1939 o 1 de outubro, primeiro jogo após a guerra, com o Real Vachadolid.

[editar] Anos 1940
1940 Se refunda a seção de atletismo.
1943 na Copa, o Real vence nas semifinais o FC Barcelona por 11-1, em jogo muito protestado pelos azul-grenás. Em 15 de setembro é nomeado presidente Santiago Bernabéu, quem inclui, entre seus Primeiros atos, um convite formal ao FC Barcelona para restabelecer a harmonia.
1944 em junho se adquirem os terrenos do novo campo; em outubro começam as obras.
1945 Fechamento do velho Chamartín.
1946 o Atlético Aviación comparte com o Madrid o Estádio Metropolitano enquanto acontecem as obras do novo estádio.
1947 Inauguração de Chamartín.
1948 o 11 de abril, o Madrid salva a categoria na Liga ao ganhar 2-0 ao Real Oviedo.

[editar] Anos 1950
1952 Comemora-se um um torneio internacional para comemorar o 50º aniversário da fundação do clube, que enfrenta ao Real Madrid , o IFK Norrköping, campeão de Suécia, e o Millonarios de Alfredo Di Stéfano, campeão de Colômbia, que se adjudica o torneio graças à vitória por 4-2 frente ao Madrid na final.
1953 Começa a era Di Stéfano. São incorporados ao time Paco Gento e Marcos.
1954 Campeão da Liga, depois de 21 anos. Se inaugura a ampliação do estádio.
1955 o estádio Chamartín cambia seu nombre pelo de "Santiago Bernabéu". Nace, promovida entre outros por Bernabéu, a Copa de Europa. nova Liga e Victoria na Copa Latina.
1956 Primeira Copa de Europa; a final se disputa em 13 de junho em París: Real Madrid 4 - 3 Stade de Reims. Em julho o Real ganha a Pequena Copa do Mundo; o Conselho de Ministros autoriza a desapropriação dos terrenos solicitados para a Cidade esportiva. Chega Raymonde Kopa.
1957 Título de Liga e campeão da Copa de Europa. A final, no Bernabéu: Real Madrid 2 - 0 Fiorentina. Vitória na última edição da Copa Latina.
1958 Campeão de Liga, vice-campeão de Copa e campeão da Copa de Europa; a final se jogou em Bruxelas em 28 de maio: Real Madrid 3 - 2 AC Milan. Miguel Munhoz deixa o clube, e chega Ferenc Puskás.
1959 Vice-campeão na Liga, o Real Madrid ganha novamente a Copa da Europa: Real Madrid 2 - 0 Stade de Reims. Chegam Canário, Didi, Pepicho, Pachín e Bueno.

[editar] Anos 1960
1960 Segundo na Liga, o Real Madrid (com Luis do Sol em sus filas) obtiene seu quinta Copa de Europa em 18 de maio, em Glasgow, diante de 135.000 espectadores e frente ao Eintracht Frankfurt: Real Madrid 7 - Eintracht 3. Este partido está considerado como a melhor final da historia do futebol. Vitória na Copa Intercontinental frente ao Peñarol (0-0 e 5-1).
1961 nova Liga para o clube, que ganha com propriedade o troféu; na Copa de Europa é eliminado em oitavas pelo FC Barcelona (2-2 e 2-1, no Camp Nou, com protestados arbitrajes).
1962 Campeão de Liga e de Copa, a equipe perde a Copa de Europa com o Benfica (5-3); são trazidos Amâncio e Zoco.
1963 Seqüestro de Di Stéfano, liberado após permanecer 59 horas retido por um comando.
1964 Di Stéfano deixa a equipe, após uma nova Liga e a derrota na final da Copa de Europa ante a
Inter (3-1). é contratado Pirri.

1965 Por quinta vez consecutiva, campeão de Liga. são trazidos Velázquez, Veloso e Calpe.
1966 Sexta Copa da Europa, o 11 de maio em Bruxelas: Real Madrid 2 - Partizán 1. na Copa Intercontinental ganha do Peñarol (2-0 e 0-2). O clube inaugura o seu pavilhão de basquete.

[editar] Anos 1970
1971 Pela primeira vez o Real Madrid disputa a Recopa de Europa; na final cai frente ao Chelsea (2-1)
1972 a agremiação esportiva Plus Ultra desaparece para dar origem ao equipe filial, o Casticha.
1974 Abandona Miguel Munhoz; título de Copa, com Luis Molowny; Miljan Miljanic, treinador, contrata Paul Breitner.
1975 Campeão da Liga e Copa.
1976 Campeão da Liga; na Copa da Europa é eliminado pelo Bayern, nas semifinais, após uma espetacular virada diante do Derby County, em oitavas de final (4-1 e 5-1). Contra o Bayern no Bernabéu, um espectador agrediu o árbitro e o clube foi sancionado com a suspensão do campo por três partidas da competição européia. Chega Juan Gómez, Juanito.
1977 75º aniversario do clube, que no compete, por Primeira vez em quatro lustros, em competições européias. Pune Miljan Miljanic, e Ulrich Stielike é contratado.
1978 a 2 de junho falece Santiago Bernabéu. A equipe, com Molowny de treinador, havia ganho a Liga; em 3 de setembro Luis de Carlos, elegido pela comissão diretiva, era proclamado presidente. Em novembro, a equipe caía na Copa de Europa ante o Grasshoppers e Juanito era sancionado por haver "dado cabeçadas no árbitro", segundo a súmula.
1979 Nova Liga. a UEFA anistia Juanito, e firma-se como técnico Vujadin Boskov. Laurie Cunningham é contratado - a contratação mais cara da história do clube, 175 milhões, até aquela data. Em 31 de agosto se celebra o primeiro Troféu Santiago Bernabéu.

[editar] Anos 1980
1980 Vigésima Liga. Na Copa, disputam a final o Real Madrid e o Castilla, final única na historia do futebol. Despede-se Pirri.
1981 Derrota na final da Copa de Europa, à qual chegava quinze anos depois: Liverpool 1 - Real Madrid 0.
1982 Inauguração dos telões. Volta Di Stéfano, 29 anos depois, como treinador. Primeiro acordo com um patrocinador. Monumento a Santiago Bernabéu; em 11 de julho se disputa no Bernabéu a final do Mundial da Espanha. o 10 de outubro é reelegido presidente Luis de Carlos, com 10.752 votos frente a os 7.660 de seu rival, Ramão Mendoza. Era a Primeira vez que os sócios acudiam às urnas.
1983 Vice-campeão em cinco torneios (Liga, Supercopa da Espanha, Copa, Recopa e Copa da Liga). São trazidos Juan Lozano e quatro valores do filial: Manuel Sanchís, Rafael Martín Vázquez, Emilio Butraguenho e Miguel Pardeza. Ao ano seguinte se incorporaria a este grupo José Miguel González, Míchel.
1984 Di Stéfano abandona o clube depois que a equipe perde o título de Liga na última rodada. Amancio Amaro, novo treinador. O Castilla, campeão da Segunda Divisão.
1985 Luis de Carlos se retira do cargo de presidente por idade o dia da final da UEFA e invita ao palco em seu despedida a Ramón Mendoza como sucesor. A equipe ganha, por Primeira vez, a Copa da UEFA. Luis de Carlos foi baixado do palco por os jogadores e subido a ombros no terreno de jogo em uma emotiva despedida sem dúvida merecida. Depois de no renovar o Atlético Madrid a Hugo Sánchez, este volta ao México e é contratado imediatamente pelo Real Madrid, tornando-se o atacante estrangeiro mais rentável da histria do Clube.
1986 De novo, um título de Liga, que abriria um ciclo de cinco consecutivos. São contratados Francisco Buyo e o treinador Leo Beenhakker. Segunda Copa da UEFA. Hugo Sánchez é artilheiro com 22 gols.
1987 Segunda liga consecutiva, Hugo Sánchez de novo é artilheiro (34 goles).
1988 Ramón Mendoza, reelegido presidente. Vitória na Liga -terceira consecutiva- que proporciona o troféu com propriedade. Vitória na Supercopa da Espanha; Bernd Schuster é contratado. na Copa de Europa, após eliminar ao Napoli, FC Porto e Bayern, a equipe cai, em semifinais, com o PSV Eindhoven (1-1 no Bernabéu, e 0-0 no Philips Stadion). Quarto título de artilheiro consecutivo para Hugo Sánchez, terceiro com o Real Madrid, desta vez com 29 gols.
1989 Liga e Copa. José Antonio Camacho se aposenta.

[editar] Anos 1990
1990 Vigésimo-quinto título da Liga. Vitória na Supercopa. Inicia-se a remodelação do estádio, orçada em mais de quatro bilhões de pesetas (24 milhões de €). Uma vez mais Hugo Sánchez é artilheiro, empatando a marca de Telmo Zarra com 38 goles e valendo-lhe esta cifra para ganhar a Chuteira de Ouro"), como o melhor goleador das ligas européias.
1991 o ciclo de vitórias na Liga é quebrado. Reforma da Cidade Esportiva. Emilio Butragueño é artilheiro, com 19 gols.
1992 Começa a reforma do estádio. Na Liga, a equipe cai ante o Tenerife no último jogo e perde o título. Em outubro se inaugura um centro comercial nos terrenos do clube, junto ao estádio.
1994 São contratados Jorge Valdano, novo técnico, Brian Laudrup e Fernando Redondo -entre outras contratações- e vários jogadores da filial, entre eles, Raúl González. São convocadas eleições para fevereiro de 1995.
1995 Lorenzo Sanz ganha as eleições à presidência do Real Madrid. Iván Zamorano é artilheiro com 28 gols.
1996 o Real experimenta uma renovação quase total no elenco. Fabio Capello, novo treinador. Contratam-se a jogadores como Mijatovic, Roberto Carlos, Clarence Seedorf e Davor Suker. pelo contrario, Luis Enrique é contratado pelo máximo rival, o FC Barcelona.
1997 novo título de Liga.

Formação inicial do Real Madrid que ganhou a final da Liga dos Campeões da UEFA 1997-981998 após 32 anos de jejum, o Real Madrid conquista de novo a Copa de Europa em Amsterdã, 20 de maio, ao ganhar por 1-0 à Juventus com gol de Mijatovic. A equipe caiu na Copa ante o Alavés, porém conquista em dezembro sua segunda Copa Intercontinental diante do Vasco da Gama (2-1).
1999 Raúl é artilheiro (25 goles).

[editar] Anos 2000
2000 Apesar de colher uma má temporada ficando em quinto na Liga, o Real volta a ganhar a Copa da Europa após ganhar ao Valencia CF por 3-0 na Primeiroa final entre equipes do mesmo país. Florentino Pérez ganha as eleccões presidenciais e contrata Luís Figo, proveniente do FC Barcelona, por mais de 54 milhões de euros. Dá-se início à Era Galáctica do Real Madrid. o clube é eleito pela FIFA como o melhor equipe do século XX.
2001 Requalificam-se os terrenos da Cidade Esportiva, pondo fim à dívida econômica do clube. Para o início da temporada 2001/2002 é contratado Zinedine Zidane, vindo da Juventus de Turim, por mais de 76 milhões de euros, convertendo-se assim na contratação mais cara da história. Conquista a 28ª liga, e Raúl é artilheiro (24 gols).
2002 Ano do Centenário do clube; a má sorte parece ser que lhe acompanha, pois perde a Copa do Rei frente ao Deportivo por 1-2 no Santiago Bernabéu no dia do centenário, 6 de março, que ficou conhecido como o "Centenariazo". Na liga apenas pode mostrar competividade diante do Valencia CF, pois está a nove pontos atrás da liderança. Salva a temporada o título de campeão da Europa, ao derrotar o Bayer Leverkusen por 2-1 numa final sofrida em Glasgow, em 15 de maio. Para chegar até a final teve que eliminar nas semifinais o eterno inimigo, o FC Barcelona, com uma vitória por 0-2 no Camp Nou. em setembro Ronaldo é contratado e, uns dias antes, em 30 de agosto, se conquista a Supercopa de Europa, único título que faltava nas estantes da equipe (além da Recopa de Europa, não tendo conseguido nenhuma) ao derrotar por 3-1 o Feyenoord holandês. No día 3 de dezembro ganha sua terceira Copa Intercontinental, ao Olimpia de Asunción por 2-0. Desta manera fecha o ano do centenário com a Tríplice Coroa Internacional (Liga dos Campeões, Supercopa e Intercontinental).
2003 novo título de liga em dura luta com a Real Sociedad, ambos os times se distanciando no campeonato devido à má forma do Barcelona e do Valencia. Ronaldo é artilheiro em seu regresso à Liga Espanhola (24 gols). Em janeiro é eliminado da Copa do Rei nas quartas-de-final pelo RCDE Mallorca, e na Liga dos Campeões alcança as semifinais após derrotar nas quartas ao Manchester United, mas a Juventus de Turim deixa ao conjunto madrilenho fora de uma nova final européia. David Beckham é contratado, e o treinador Vicente del Bosque é demitido, sendo sustituido por Carlos Queiroz. Na Liga 2003/2004 acaba em quarta posição após um péssimo segundo turno, e na Copa do Rei dessa mesma temporada alcança a final, que perde por 2 a 3 diante do Real Zaragoza, enquanto na Liga dos Campeões ficou eliminado nas quartas pelo AS Mónaco, sendo a Supercopa da Espanha o único título conseguido essa temporada ao vencer ao RCDE Mallorca de Samuel Eto'o em agosto de 2003.

David Beckham e Zinedine Zidane treinando.2004 Florentino Pérez é reeleito como presidente. José Antonio Camacho volta ao Real Madrid como treinador. São contratados Walter Samuel, Michael Owen e Jonathan Woodgate. Em fins de setembro Camacho abandona seu posto no banco após perder na terceira rodada de liga por 1-0 ante o Espanhol de Barcelona. O substitui o treinador Espanhol Mariano García Remón, que não duraria muito e a meados da temporada foi substituído pelo treinador brasileiro Vanderlei Luxemburgo. Em 19 de janeiro de 2005, o Real Madrid foi derrotado pelo Real Valladolid nas oitavas-de-final da Copa do Rei, após 0-0 no José Zorricha e 1-1 no Bernabéu, e cai na Liga dos Campeões, eliminado nas oitavas-de-final pela Juventus de Turim; enquanto isso, na Liga, mantém uma apaixonante disputa com o Barcelona, mas os catalães acabam deixando para trás a equipe com 84 pontos, quatro a mais que os do Madrid, que são segundos.
2005 são contratados os jogadores Pablo García (Osasuna), Carlos Diogo (River Plate da Argentina), Robson Sousa "Robinho" (do Santos, Júlio Baptista (Sevilla) e Sergio Ramos (Sevilla). Este último se converte no primeiro jogador espanhol contratado sob a presidencia de Florentino Pérez. O português Luís Figo vai para a Inter de Milão, da mesma maneira que os argentinos Walter Samuel e Santiago Solari. A equipe segue comandada por Vanderlei Luxemburgo, que busca, depois do segundo ano consecutivo sem títulos (2004-2005), acabar com a má sorte e conseguir algum resultado positivo nas três competições em que participa. Antes de que acabe o ano, e devido a os péssimos resultados obtidos pela equipe (incluído um humilhante 0-3 frente ao FC Barcelona), Luxemburgo é demitido e substituído pelo treinador da filial, Juan Ramón López Caro, que debuta no último partido da liguicha de grupos da Champions League, frente a Olympiakos. Na Liga tampouco tem sorte e acaba a 12 pontos do Barcelona.
2006 Inicia o ano com a contratação do italiano Antonio Cassano - pagando à Roma 5,5 milhões de euros - que anota seu primeiro gol (e o do triunfo por 0-1) com a camiseta do Real Madrid nos quartas-de-final da Copa do Rei, diante do Real Betis, no estádio Manuel Ruiz de Lopera. A equipe é posteriormente eliminada da competição ao perder 6-1 contra o Real Zaragoza na Romareda, apesar do esforço em tentar a virada no Bernabéu, ganhando com um contundente porém insuficiente 4-0. Apesar de permanecer na disputa da liga, com vitórias contra o Espanyol, Athletic de Bilbao e Alavés, uma nova ducha de água fria banharia o Bernabéu ao perder o partido de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões por 0-1 contra o Arsenal de Londres. Isto, unido à derrota contra o Mallorca em Son Moix por 2-1, provocou a demissão voluntaria de Florentino Pérez em 27 de fevereiro, deixando a Fernando Martín como presidente. Cinquente e sete dias depois, em 26 de abril, o clube teve que demiti-lo também, após uma reunião diretiva realizada neste dia, já que o treinador contava apenas com um voto a favor do total de 16. Luis Gómez-Montejano o substituiu, e a junta diretiva convocou eleições para o 2 de julho de 2006, que foram ganhas por Ramón Calderón, que teve que esperar até às 15h15 do dia seguinte para ser ratificado como tal, devido à intenção de se anular o voto pelo correio por parte de alguns candidatos, como Juan Miguel Vichar-Mir. O herói da sétima Copa de Europa, Predrag Mijatović, se incorpora como diretor-esportivo, e o italiano Fabio Capello retorna como treinador para a temporada 2006/2007. Zinedine Zidane abandona o clube após se aposentar do futebol profesional depois do Mundial da Alemanha em 2006. São trazidos Mahamadou Diarra, procedente do Olympique de Lyon (que o cedeu por 26 milhões de euros), Ruud van Nistelrooy por 15 milhões de euros, José Antonio Reyes - cedido por empréstimo pelo Arsenal, em troca de Júlio Baptista, Fabio Cannavaro e Emerson, ambos da Juventus, relegada à Serie B. Além deles, Marcelo Vieira, jovem futbolista brasileiro de 18 anos, é contratado no mercado de inverno para jogar na primeiro equipe, junto com Gonzalo Higuaín, procedente do River Plate, e Fernando Gago, do Boca Juniors.

Ruud van Nistelrooy, homem-chave na conquista do título de Liga número 30 na história do Real Madrid..

2007 o ano começa com resultados irregulares na Liga Espanhola, o que lhe leva a descer diversas posições na tabela, e ser passado por equipes como Sevilla e Valencia. Ronaldo, depois de passar meia temporada como reserva, decide abandonar a equipe e é contratado pelo Milan por 7 milhões de euros. Em 10 de janeiro outro dos chamados "galáticos", David Beckham, anuncia que não renovará seu contrato com a equipe porque já se havia comprometido com o Galaxy de Los Angeles. Termina assim a etapa dos "galáticos", depois de legar à equipe os quatro estandartes. Na Copa do Rei a equipe é eliminada nas oitavas-de-final pelo Real Betis, após empatar por 0-0 no Manuel Ruiz de Lopera e 1-1 no Bernabéu. No final de fevereiro a equipe se enfrenta nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões com o Bayern de Munich, ganhando o jogo por 3-2. Não obstante, no jogo de volta realizado em março, a equipe cai por 2-1 no Allianz Arena, acumulando a duvidosa honra de ser a equipe que mais rápido levou um gol em toda a história da Copa da Europa, e sendo eliminado competição pelo terceiro ano consecutivo, na primeira fase eliminatória - o que começa uma crise. Empata com o F.C. Barcelona no Camp Nou e começam a chegar bons resultados, com vitórias frente a equipes difíceis (Valencia, Sevilla, A. de Bilbao, Espanyol e Deportivo), algumas nos últimos minutos. O clube sobe na tabela e chega a tirar a liderança da equipe culé faltando poucas rodadas para o final da temporada. Em 17 de junho se jogou a última rodada da Liga, onde o Barça visitava o Nastic e o Madrid enfrentava o Real Mallorca no próprio Bernabéu; se ganhasse seria campeão, se não o fizesse o título ficaria mais uma vez em Barcelona. Os catalães foram ao primeiro tempo com um placar de 3-0 a seu favor, enquanto o Madrid perdia como local, 0-1. No segundo tempo os merengues conseguiram virar o jogo, com gols de José Antonio Reyes, em duas ocasiões, e o africano Mahamadou Diarra, para deixar o 3-1 a favor - ainda que os azulgranas tivessem ganhado 1-5. Desta maneira conseguia sua liga de número 30; nesta temporada Ruud Van Nistelrooy é artilheiro com 25 goles. Em 28 de junho a Junta Diretiva decide demitir o técnico Fabio Capello, assim como seu corpo técnico, apesar do mesmo haver conseguido acabar com a seca de títulos que já durava 4 anos, e apesar de ter o pleno apoio da elenco, tanto dos titulares como dos suplentes. Em seu lugar se contrata o treinador alemão Bernd Schuster; saem Diego López, Álvaro Mejía, Francisco Pavón, Raúl Bravo Sanfélix, David Beckham, Iván Helguera, Emerson e Roberto Carlos - que pôs assim um ponto final nas suas 11 temporadas como lateral-esquerdo titular da equipe blanca.
2008 o Real Madrid acabava de ganhar o título de Liga na Temporada 2006-2007, e tinha grandes expectativas para o futuro do clube. A direção blanca decide destituir ao técnico Fabio Capello alegando que o jogo desempenhado pela equipe devia buscar "a excelência", e que seu jogo cansava os torcedores. Para a nova temporada são contratados Bernd Schuster (ex-jogador do clube) por seu grande trabalho no Getafe, e são trazidos à equipe Christoph Metzelder (Borussia Dortmund), Javier Saviola (F.C. Barcelona) e Jerzy Dudek (Liverpool FC), que haviam terminado seus contratos com seus respectivos times. Somam-se a eles Roberto Soldado, Balboa (juvenis cedidos ao Osasuna e ao Racing clube respectivamente), Júlio Baptista (cedido ao Arsenal a câmbio de José Antonio Reyes) e Pepe, central brasileiro do FC Porto contratado em 30 milhões de euros, além dos holandeses Wesley Sneijder do Ajax por 27 milhões de euros, Royston Drenthe do Feyenoord por 14 milhões, Arjen Robben do Chelsea por 36 milhões e o argentino do Manchester United, Gabriel Heinze, contratado por 12 milhões de euros, sendo esta temporada a mais alta e mtermos de dinheiro gasto em contratações, no que se refere ao Real Madrid. Porém, além de perder o primeiro título oficial da temporada, a Supercopa da Espanha, diante do Sevilla FC, a equipe é eliminada na Copa do Rei pelo RCDE Mallorca na quinta rodada, e na Copa de Europa (UEFA Champions League) pela AS Roma, nas oitavas-de-final, acumulando quatro anos sem chegar as quartas de final da máxima competição européia. Desde essa derrota a imprensa especula uma possível mudança de treinador no fim da temporada, segundo alguns por parte da diretiva, segundo outros pela falta de comodidade do treinador, contratando o português José Mourinho (livre então, após abandonar o Chelsea inglês) como a possível substituição. Mas na Liga tudo é diferente, e proclamam-se campeões na 35ª rodada, depois de uma virada surpreendente nos últimos minutos do encontro ante o Osasuna no Estádio Reyno de Navarra (1-2), com goles de Robben e Higuaín. Em 9 de dezembro de 2008, diante dos maus resultados, Schuster é substituído por Juande Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário